O que é empregabilidade? E trabalhabilidade? Qual a diferença?

O que é empregabilidade? Como melhorar minha empregabilidade? Como uma boa empregabilidade pode garantir um futuro melhor?

Provavelmente são perguntas que você deve estar se fazendo e aqui neste post você vai ter as respostas para cada uma delas.

Também vai compreender o que é trabalhabilidade e qual a diferença entre trabalhabilidade e empregabilidade.

Depois que você vai entender bem estes dois conceitos, vai ficar bem mais simples e fácil para você montar sua estratégia e conquistar o seu sucesso profissional.

O que é empregabilidade?

Segundo o dicionário, empregabilidade é: “qualidade do que ou de quem é empregável; possibilidade de ser empregado”. Isso significa que quanto maior a sua empregabilidade, maior a chance de conquistar um emprego.

Da mesma forma quanto menor a sua empregabilidade, mais difícil você conseguir um emprego, ou conseguir um emprego que seja bom, que remunere bem e onde você seja feliz.

E a forma de medir a empregabilidade de qualquer pessoa é analisando alguns fatores:

  • Quanto tempo ela demora para conseguir um emprego
  • Qual é o salário dela
  • Qual é o salário dela comparado com o de outras pessoas que exercem a mesma função
  • Quão difícil é para o empregador demití-la por não ter outras pessoas no nível para colocar no lugar
  • Quanto tempo ela fica desempregada ao deixar um emprego
  • Quantas propostas aparecem de trabalho para ela, até mesmo quando ela não está procurando

Como melhorar minha empregabilidade?

Os empregadores preferem as pessoas mais capacitadas, logo fazer treinamentos profissionalizantes é a melhor forma de você se preparar para seu primeiro emprego, ou de conquistar um emprego melhor.

A primeira coisa que você deve fazer é definir um objetivo para a sua carreira profissional, as perguntas abaixo podem lhe ajudar nisso:

  • Onde você quer chegar?
  • Qual cargo ou posição deseja ocupar?
  • Quanto gostaria de receber de salário por mês?
  • Em qual tipo de empresa gostaria de trabalhar?
  • Em qual área da empresa quer atuar (vendas, atendimento, financeiro, administrativo, operacional)?
  • Quando (dia, mês e ano) você quer atingir este objetivo?

Ao responder estas perguntas você já tem uma noção de quais os tipos de cursos você deve fazer para se capacitar para a vaga profissional que você sonha.

Se você ainda não ter certeza sobre qual caminho quer seguir, aqui no Prof Play temos dois testes: um de perfil comportamental e outro de perfil vocacional, baixe o aplicativo e faça o seu. Ficaremos felizes em ajudar nessa importante escolha do seu caminho profissional.

No Prof Play também temos vários cursos profissionalizantes e para melhorar a sua empregabilidade, como inglês por exemplo. Falar outro idioma vai lhe ajudar muito a conquistar melhores trabalhos com maior remuneração.

Você também melhora sua empregabilidade por meio das suas experiências profissionais, por isso realizar estágios, mesmo que voluntários e não remunerados, podem ser o seu diferencial no caminho de conquistar o sonhado primeiro emprego.

E o que é trabalhabilidade?

Trabalhabilidade é um conceito relativamente novo que está substituindo o termo empregabilidade.

Trabalhabilidade vai muito além da capacidade de você conquistar um bom emprego, pois é uma forma de preparar você para empreender, para ter o seu próprio negócio, ou ainda ser um(a) profissional liberal, como advogado(a), médico(a), contador(a), maquiador(a), nutricionista, arquiteto(a) e tantas outras possibilidades.

Ser um empreendedor ou uma empreendedora, ou ser um(a) profissional liberal não é um emprego, porque você não tem um(a) empregador(a), um(a) chefe, para prestar conta e ser subordinado(a), mas é um trabalho, que também permite que você possa realizar os seus sonhos e com mais liberdade, sem um(a) chefe lhe dizendo o que você deve fazer.

A Plataforma Eu Empreendo é parceira do Prof Play e tem várias dicas lá caso você queira empreender e ter o seu próprio negócio.

Em relação aos profissionais liberais, aumentar a sua trabalhabilidade significa ter mais clientes e a possibilidade de cobrar um valor maior por seus serviços.

Para isso é preciso desenvolver tanto as Soft Skills quanto as Hard Skills, assunto para outro post.

E se você se interessou pelos cursos do Prof Play, você pode se cadastrar clicando neste link para receber mais informações, e uma pessoa do nosso time vai entrar em contato.

Seja qual for a sua decisão, ficaremos aqui torcendo pelo seu sucesso.

Conte com a gente!