fbpx

Emprego e Renda nos Municípios: Como Gerar Agora!

Geração de emprego e renda nos municípios, ao lado de melhorias na saúde e educação, são os três principais grandes desafios de todo prefeito, prefeita e gestores públicos.

Principalmente em municípios menores do interior, iniciativas planejadas e estruturadas para gerar emprego e renda trazem os seguintes benefícios:

  • A cidade deixa de exportar seus talentos para cidades maiores
  • Aumento da arrecadação própria
  • Aumento do dinheiro circulando na sua cidade
  • Redução da dependência da prefeitura como maior empregador do município
  • Melhoria nos indicadores de desempenho e nos ODS
  • Redução da desigualdade e da criminalidade
  • Melhoria da dignidade e da felicidade dos moradores
  • Melhores serviços prestados à comunidade

Formas antigas de gerar emprego e renda nos municípios

Muitos gestores públicos ainda priorizam a atração de indústrias para o município como forma de gerar emprego e renda.

Realmente é uma estratégia que deu muito certo nos anos 80 e 90, mas com a automatização cada vez maior das fábricas, menos pessoas são necessárias para tocar a produção, e com isso menos empregos são gerados.

Trazer indústrias para o município ainda é uma estratégia interessante para o aumento da arrecadação através dos impostos que serão cobrados sobre o seu faturamento, mas dependendo dos incentivos e benefícios que o(a) prefeito(a) deu para atrair determinada indústria, pode ser que a conta não feche.

Atrair indústria é uma estratégia cara. Pode envolver doações de terrenos e prédios, construções de parques industriais com toda a infraestrutura necessária de logística e transporte para pessoas e cargas, fornecimento de água, esgoto para dejetos industriais, energia apropriada e telecomunicações, e em alguns casos, incentivos fiscais, o que compromete a arrecadação do município e pode gerar questionamentos dos órgãos de controle aos prefeitos.

Outra estratégia antiga para geração de emprego e renda que muitos prefeitos de cidades do interior usam é ocupando cargos na prefeitura e nas autarquias municipais.

Esse modelo é limitado pela LRF (Lei de Responsabilidade Fiscal) que limita o percentual que a prefeitura pode gastar com folha de pagamento.

A estagnação ou a queda da arrecadação própria dos municípios e os problemas nos repasses do FPM (Fundo de Participação do Municípios) também comprometem estratégia.

Ela também não é sustentável no longo prazo, pois com os encerramentos dos mandatos e eventuais alternâncias de poder, estes empregos deixam de existir ou trocam de mãos.

Novas Formas de Gerar Emprego e Renda nos Municípios

Na imagem abaixo você vai conferir as marcas mais valiosas do mundo no ano de 2021:

 

emprego e renda

Fonte: AAA Inovação

 

Observe que entre as 10 marcas valiosas do mundo, apenas 2 não são de tecnologia: Walmart (varejo) e ICBC (banco). 80% estão na área de tecnologia, e boa parte delas ganhando posições em relação ao ranking anterior.

Pode ser que um gestor público olhe para esta lista e não veja como desenvolver uma Big Tech (uma grande empresa de tecnologia) em seu município do interior do Brasil. Antes de chegar a esta conclusão, leia estas observações:

  1. A maior parte destas empresas começaram com jovens em garagens ou alojamentos de estudantes, ou seja, não nasceram grandes, começaram como pequenas ideias com jovens ambiciosos e com bastante conhecimento.
  2. Micros, pequenas e médias empresas de tecnologia geram muitos empregos, por serem prestadores de serviços, e também remuneram muito acima da média do mercado, pois hoje existe muita demanda nesta área com as mudanças que estão ocorrendo na sociedade.
  3. Também por serem prestadores de serviços, incentivar geração de emprego e renda através de micro e pequenas empresas de tecnologia, traz outro enorme benefício às prefeituras que é a arrecadação do ISS (Imposto Sobre Serviços), que é uma receita que fica 100% no município, deferente do ICMS e do IPI, tributos que vão originalmente para os governos federal e estadual e depois volta uma pequena fração.
  4. É muito mais rápido implantar negócios de tecnologia do que indústrias. Basta ligar o computador na tomada e na internet.

Como Gerar Vagas em Tecnologia na Sua Cidade

Gerar vagas de emprego na área de tecnologia no sue município é bastante simples e rápido, veja algumas dicas importantes:

Não precisa de grandes investimentos em instalações, máquinas e equipamentos. Possibilidade de iniciar numa simples sala, em casa, ou até mesmo numa garagem.


Apenas computadores ou até smartphones e internet são suficientes para iniciar uma startup. O maior investimento é em capacitar estes jovens e profissionais, ainda assim existem muitas alternativas muito baratas como o Prof Play que capacita para o Empreendedorismo e o Mercado de Trabalho e a Digital Innovation One que ensina sobre Programação. Você ainda estará contribuindo para a evolução de vários indicadores dos ODS, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, como:

– Erradicação do Pobreza
– Educação de Qualidade
– Trabalho Descente e Crescimento Econômico
– Indústria Inovação e Infraestrutura
– Redução das Desigualdades
– Cidades e Comunidades Sustentáveis


Se você se interessou pelos cursos do Prof Play, e quer levar esta capacitação por um valor social, clique neste link para receber mais informações, e uma pessoa do nosso time vai entrar em contato.

Conte com a gente!

Eventos e Treinamentos Presenciais, Online em um único palco

Siga nossas redes

Entre em contato

Copyright © 2023. ProfPlay | Todos os direitos reservados
Precisa de ajuda?