Muitos gestores públicos ainda priorizam a atração de indústrias para o município como forma de gerar emprego e renda.
Realmente é uma estratégia que deu muito certo nos anos 80 e 90, mas com a automatização cada vez maior das fábricas, menos pessoas são necessárias para tocar a produção, e com isso menos empregos são gerados.
Trazer indústrias para o município ainda é uma estratégia interessante para o aumento da arrecadação através dos impostos que serão cobrados sobre o seu faturamento, mas dependendo dos incentivos e benefícios que o(a) prefeito(a) deu para atrair determinada indústria, pode ser que a conta não feche.
Atrair indústria é uma estratégia cara. Pode envolver doações de terrenos e prédios, construções de parques industriais com toda a infraestrutura necessária de logística e transporte para pessoas e cargas, fornecimento de água, esgoto para dejetos industriais, energia apropriada e telecomunicações, e em alguns casos, incentivos fiscais, o que compromete a arrecadação do município e pode gerar questionamentos dos órgãos de controle aos prefeitos.
Outra estratégia antiga para geração de emprego e renda que muitos prefeitos de cidades do interior usam é ocupando cargos na prefeitura e nas autarquias municipais.
Esse modelo é limitado pela LRF (Lei de Responsabilidade Fiscal) que limita o percentual que a prefeitura pode gastar com folha de pagamento.
A estagnação ou a queda da arrecadação própria dos municípios e os problemas nos repasses do FPM (Fundo de Participação do Municípios) também comprometem estratégia.
Ela também não é sustentável no longo prazo, pois com os encerramentos dos mandatos e eventuais alternâncias de poder, estes empregos deixam de existir ou trocam de mãos.
Observe que entre as 10 marcas valiosas do mundo, apenas 2 não são de tecnologia: Walmart (varejo) e ICBC (banco). 80% estão na área de tecnologia, e boa parte delas ganhando posições em relação ao ranking anterior.
Pode ser que um gestor público olhe para esta lista e não veja como desenvolver uma Big Tech (uma grande empresa de tecnologia) em seu município do interior do Brasil. Antes de chegar a esta conclusão, leia estas observações:
Gerar vagas de emprego na área de tecnologia no sue município é bastante simples e rápido, veja algumas dicas importantes:
Não precisa de grandes investimentos em instalações, máquinas e equipamentos. Possibilidade de iniciar numa simples sala, em casa, ou até mesmo numa garagem.
Apenas computadores ou até smartphones e internet são suficientes para iniciar uma startup. O maior investimento é em capacitar estes jovens e profissionais, ainda assim existem muitas alternativas muito baratas como o Prof Play que capacita para o Empreendedorismo e o Mercado de Trabalho e a Digital Innovation One que ensina sobre Programação. Você ainda estará contribuindo para a evolução de vários indicadores dos ODS, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, como:
– Erradicação do Pobreza
– Educação de Qualidade
– Trabalho Descente e Crescimento Econômico
– Indústria Inovação e Infraestrutura
– Redução das Desigualdades
– Cidades e Comunidades Sustentáveis
Se você se interessou pelos cursos do Prof Play, e quer levar esta capacitação por um valor social, clique neste link para receber mais informações, e uma pessoa do nosso time vai entrar em contato.
Conte com a gente!